sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Fenomenologia do amor no Filme: De repente Califórnia

O intuito do artigo é  demonstrar a questão do amor como um conflito existencial. O objeto de estudo será  o texto filosófico de Sartre, denominado ‘’O Ser e o Nada’’ (Capitulo III da parte III) publicado em 1943 e o filme ‘’De Repente Califórnia’’ do diretor Jonah Markowitz de 2008. O Ponto em comum aqui, entre a escrita filosófica e a expressão do cinema é a experiência do conflito. Em Sartre, o amor é visto como uma possiblidade de escolha amorosa e intencional da consciência e não um  valor pré-estabelecido. A obra do diretor Jonah Markowitz, mostra o desafio da escolha profissional, amorosa e vida, os conflitos de conceitos e decisões e experiências de lazer, familia, sentimentos e significados. O método é fazer um paralelo entre a filosofia e o cinema com base na fenomenologia do amor e do olhar existencialista  sobre o personagem Zach. È verificada ideias opostas  sobre o amor, no qual é uma necessidade imposta pelos valores sociais e culturais da sociedade cristã  e existe a teoria existencialista na qual o amor é  um projeto de autonomia de escolha. Dessa forma a fenomenologia  de Sartre propõe  apontar questões do "ser-um-com-o-outro" do homem e no filme é evidente tais reflexões.
PALAVRA-CHAVE: Sartre.  Filme De Repente Califórnia. Fenomenologia.


Introdução
O Artigo é baseado na Fenomenologia do Filósofo de Jean Paul Sartre. È através da  sua fenomenologia do amor, contida na obra filósofica ‘’ O Ser e o nada’’ que é  referendando um estudo na obra cinematográfica De repente California exibida em 2008. Ao estudo foi  explanado idéias  sobre a ontologia do ser de acordo com a concepção existencialista. È nesta  perspectiva Sartreana  que o artigo é baseado na trajetória de vida do  personagem Zach, em suas experiências existenciais de conflito e desafios. Sendo através do estudo  fenomenológico do amor uma alternativa possível sobre a  construção de um novo projeto de homem  e de  relacionamento.
A Perspectiva do Amor Em Sartre:

O estudo fenomenológico do amor  foi realizado com base na obra o ‘’ser e o nada do filósofo Jean Paul Sartre. Por outro lado, o filme De repente califórnia do diretor diretor Jonah Markowitz exibido em 2008, está presente o desafio da escolha (profissional,amorosa e de vida), os conflitos( de conceitos e decisões) e as experiências (de lazer,de familia, de sentimentos e de significados) do indivíduo vividos pelo  personagem  ‘’Zach’’. um adolescente que ama surfar, andar de skate e sonha estudar artes mas que é obrigado a abandonar seu sonho para ajudar sua familia,cuidar do pai e do Sobrinho Cody, já que a irmã Jeanne  não dá a mínima para seu  filho e jogando tal responsabilidade para o jovem Zach que é adotado como pai pelo sobrinho, Além de duas Experiências amorosas, uma heterossexual por dois anos e outra homossexual com o irmão de seu melhor amigo.
 O Filme De Repente possui vários conflitos de amor no qual a Fenomenologia existencialista Pôde apontar Questões interessantes do ‘’ser um com o outro’’ do homem. È  observado a angústia de ver e ser visto correspodente a dominar e ser dominado através do amor.O estudo fenomenológico do filme através da perspectiva sartreana possibilita observar, descrever as escolhas humanas, mostrando a responsabilidade do homem frente a tais escolhas e o projeto de vida de cada um.
Dessa forma a obra cinematográfica sob a perspectiva fenomenológica do amor sartreano mostra ao telespectador que amar é possibilidade de escolha e intencional da consciência. Sartre em sua teoria fenomenológica nos diz:’’ todo modo de consciência representa algo,revela algo,apresenta algo,está voltado e direcionado para algo fora dela mesma’’ a visão existencialista é negar por completo o determinismo do individuo,ações e decisões. Sendo assim, uma alternativa de construção de individuo á sociedade contemporânea já que os relacionamentos são idealizados,pautando o desejo de  felicidade na satisfação do outro  e na moral cristã em que os indivíduos fazem diante dos outros para evitar suas próprias decisões em busca de aceitação e segurança.
Para o Filósofo,  a sociedade,a natureza e Deus não pode impor suas escolhas diante dos outros, para ele qualquer homem pode ser o que querer ser, o que escolhe ser e sempre poderá mudar e os valores morais não são limites para as escolhas e projetos de ser. Ele vai mais afundo a sociedade não pode impor a cada pessoa sua forma de amar e a quem deseja amar e seu modo de relacionar com o outro.
A Fenomenologia do Amor No Filme De Repente Califórnia
De acordo com A obra o ‘’Ser e o Nada’’ do Filósofo Jean Paul Sartre é possível extrair ideias e  estabelecer um paralelo com a obra cinematográfica De Repente California exibida em 2008. Quando o Filósofo faz referência que O amor é conflito, entende que  o ser  está em conexão direta com a liberdade do outro. Apartir dessas idéias infere-seo estudo da  fenomenologia  na  cena em  que há  o conflito do personagem zach com sua irmã Jeanne, a respeito dela decidir embora com seu namorado para outra cidade deixando o pequeno coddy e seu pai doente aos cuidados de zach , dessa forma o pressionando a desisitir de seu sonho de estudar artes e procurar um emprego evidenciando o conflito do personagem principal e sua irmã escolhendo como iria viver.
Outra citação contida no ‘’ser e o nada’’ que remete-se ao filme quando é dito que  o o amor é um empreendimento, um conjunto orgânico de projetos rumos as minhas possibilidades próprias e sendo  no ideal seu motivo e finalidade, ou seu valor próprio. A cena refenciada do filme é a parte final no qual zach de fato decide assumir seu romance homossexual e seu sobrinho como filho e os três moram juntos em uma nova forma familia.
Nas Páginas 454 e 455 do ensaio ontológico ultilizado de base neste artigo, encontra-se trechos que nos infere reflexões da  compreensão do apelo do outro põe  em causa minha liberdade e minha segurança. O trecho mais adequado do filme que coincide com a idéia do filósofo é antes do personagem Zach assumir seu romance homossexual sua ex Namorada desconfiada de sua orientação sexual o pressiona para casar já que tiveram um longo romance e como prova de amor.
Outra passagem interessante da obra cinematográfica que vale apena enfatizar é a cena no qual Cody, sobrinho de Zach esperando sua mãe sair do trabalho, confessa ao tio que o considera como seu pai, mostrando que o amor pode escolher a quem podemos amar,emocionando Zach e está contida na obra de sartre quando ele faz referência as relações recíprocas e semoventes no qual tudo que vale para mim vale para o outro e é um  tentar livrar-me do domínio do outro e o outro tentar livrar-se do meu.
Outra questão de destaque e carece de reflexão é a angústia presente no personagem Zach. Sartre, explica em sua fenomenologia  que o  meu ser para o outro aparece-me, portanto, em forma de algo dado e contigente e pelo qual sou responsável. Dessa forma Zach é condicionado a decidir seu projeto de autonomia de escolha.
Outro ponto de destaque e traz questionamentos de idéias da fenomenologia  é a perspectiva do olhar, pois como é dito no ‘’ser e o nada’’ olhar do outro modela meu corpo em sua nudez, causa seu nascer, o esculpe, o produz como é, o vê como jamais o verei’’. A cena analisadada do  filme, é quando Jeanne, irmã de ‘’Zach’’ põe em xeque sua sexualidade e ultiliza da má-fé para pressiona-lo e justificar sua mediocridade com argumentos da moralidade cristã agindo dessa forma com conceito de não aceitar sua orientação sexual, tirando o olhar de punição que está nela por ser mãe negligente e ausente para o olhar sob o personagem  homossexual ‘’zach’’
Outro enfoque contido na obra de Jean Paul sartre , é a percepção do outro, sendo dito por ele: ’’O Outro é visto como subjetividade-objeto e tal  olhar humano  identifica o outro apenas como ‘’funçao’’ ou papel social’’. Essa percepção de sartre pode se encaixar na parte do filme no qual a irmã de zach está preocupada com o filho se relacionar com o seu namorado e que na ótica da personagem homossexualidade pode determinar que seu filho possa ser também no futuro homossexual.
Conclusão:
Conclui-se que o  personagem Zach através da abordagem da  fenomenologia do amor e da visão existencialista sartreana traz um questionamento e reflexões que deixam claro questões da construção da própria identidade da personagem através de suas escolhas, de seu projeto de vida, marca pessoal  e de homem responsável por vivenciar seus conflitos de amor que definirá sua existência,seu próprio mundo e sua condição de mundo.

Referências Bibliográficas
SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada – Ensaio De Ontologia Fenomelógica.Tradução e notas Paulo Perdigão. 5ª edição. Editora vozes. 1997. 765 páginas.
 COLICHMAN, Paul, DISALVATORE, J.D. JARCHOW,  Stephen P. MARKOWITZ, Jonah. De Repente Califórnia: Shelter. 2008. Estados Unidos Da América. Drama. 97min

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...