quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Futuro

         Eu tenho medo dele. Não porque ele é inseguro, nem porque não podemos prevê-lo. Muitas pessoas se sentem assim: ficam com medo do futuro incerto, com medo das surpresas, das dificuldades e de como vão lidar com tudo a sua volta. Já comigo, é diferente: eu temo o futuro porque eu já sei como ele vai ser.
         
         E este futuro, é o mais sombrio que eu posso imaginar, porque, na verdade, eu não tenho um futuro. Eu me vejo não fazendo nada de importante, nada que tenha algum feito significante. Eu enxergo apenas uma vida cheia de vazios, de sofrimento, cheia de comodismos infinitos, que me farão ficar sentado, parado, esperando que alguma mudança caia do céu. A maior dor é ter a consciência de tudo, de todas as coisas que eu poderia fazer de diferente e que não faço, como se eu estivesse predestinado para não fazer nada.

         O único caminho que eu enxergo em meu futuro, é a morte. Acumulando todas as dores de todos esses anos, cair cada vez mais nesse poço profundo, e finalmente acabar com tudo através da morte. No futuro, eu me enxergo de frente ao espelho, me perguntando o porque eu fui tão fraco ao ponto de não conseguir continuar, de não ter conseguido sobreviver. Até que finalmente eu fecharia meus olhos e me suicidaria. Por isso eu tenho medo do futuro, porque nele eu simplesmente não existo.
   
         Por isso eu não gosto de conversar sobre o futuro com as pessoas, eu tenho sempre que inventar histórias, ou supostos futuros que eu queria que acontecesse. Como se formar em psicologia, montar a minha clínica, fazer minhas pesquisas e finalmente descobrir um modo de controlar as emoções através do uso da razão. Por isso eu não gosto de ouvir as histórias das outras pessoas sobre o futuro, porque bate uma grande inveja dentro de mim. Eu fico triste com a empolgação delas, de como ficam imaginando seu trabalho, sua familia, seus planejamentos futuros, seus sonhos. Isso porque eu também não tenho sonhos. Como uma pessoa que não tem futuro vai ter sonhos? Não tem como. Eu não tenho nada que me prenda nesse mundo, nada que me motive para ficar, que me dê forças para continuar. 

       Mas como eu posso mudar? Não sei, eu já passei anos e anos tentando, e ainda não descobri uma resposta. Para as outras pessoas é fácil: "ah, quando você quer realmente mudar, você muda". Quanta ridicularidade! Não basta querer! Precisa-se de motivação! De algum estímulo que faça a pessoa querer mudar. As pessoas pensam que é fácil mudar, mas não é. Então, se a pessoa não consegue mudar, é porque ela não quer mudar? Quem quer viver num mundo repleto de trevas? Quem? Eu pelo menos não consigo imaginar alguém assim. Só a pessoa que está passando pelo sofrimento, sabe como é a sensação, uma pessoa de fora nunca vai entender. Então, eu meio que estou tentando, tentando dar algum significado para a minha vida, tentando descobrir algum futuro paralelo em que nele eu exista. Enfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...