quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Falsa Realidade

O que é a realidade? O que é a verdade? Tudo o que sabemos através da razão ou dos sentidos, é a realidade? Muitos filósofos já falaram sobre isso, como não sou bom de nomes, e como eu não sei bastante quais deles falam sobre isso, pretendo apenas escrever minhas conclusões. Para mim, não existe realidade ou verdade, e se existe, nós não podemos identificá-la. Pensando na possibilidade de sua existência, onde irei aqui argumentar, acredito que nem mesmo a razão ou os sentidos, ou então até mesmo a própria ciência, não chegaram realmente a descobrir sequer parte dela. Mas a ciência? Por que a ciência? Claro, sabemos que ela faz seus experimentos, suas análises, etc e etc, mas e se tudo o que eles não passar de falsas verdades?

Indo mais profundo no assunto, como você tem certeza de que você existe? Ou então se este computador que estás usando agora existe? Estamos nos vendo, estamos sentindo a nossa respiração, sentindo as coisas a nossa volta, mas essas coisas nada provam. Indo mais fundo ainda, e Deus? Ele existe? Sim? Como você prova que sim? Através dos milagres? E se os milagres não existirem? Então não existe Deus? Como explicar a origem do mundo sem usar um ser superior? E quem disse que o mundo foi criado? Não tem como saber. Não? Deus não existe? Como você pode ter certeza de que ele não existe? Também não têm como provar a sua não existência.

Por isso eu gosto de usar a expressão: " eu acredito na existência de tal objeto, mas não nego a possibilidade da sua não-existência". Uma coisa é dizer que acreditamos, outra é dizer com toda a certeza de que aquela coisa existe realmente.. Eu acredito que eu existo, que você que está lendo este texto existe, que Deus existe. Contudo, não nego a possibilidade da sua não-existência, simplesmente pelo fato de não ter como provar. No entanto, o contrário também é válido.

Anteriormente eu disse que os sentidos, a razão e a ciência não são capazes de alcançar a realidade. Eu acredito nisso, mas existe a possibilidade de o que eu acreditar estar errado, ou seja, um dia poderemos alcançar a verdade, não tem como eu saber. Portanto o que podemos fazer, o que os cientistas, os filósofos, etc, podem fazer é simplesmente formular suas teorias, e provar alguma delas (novamente, mesmo que eles consigam provar algo, não quer dizer que aquilo realmente existe). Um exemplo que meu irmão sempre costumava falar, se soltarmos um objeto, ele pela lógica vai ser puxado pela gravidade e vai cair no chão. É impossível que isso não aconteça? Por que ele deve sempre cair? Só porque caiu em todas as tentativas? Mas isso é meio que desviando do assunto, e entrando mais pra "teoria das possibilidades", que mesmo algo sendo super improvável de acontecer, mesmo tendo a possibilidade de 000..001% de acontecer, pode acontecer, não sabemos. Portanto nunca podemos usar as expressões "nunca" ou "impossível".

Desculpem por esse texto estar meio difícil de entender, ou por ter algumas coisas mal explicadas, mal escritas, ou coisas do tipo, eu meio que escrevi esse texto sem planejamento, mas eu acho que consegui mais ou menos dizer o que eu queria dizer. Que não podemos afirmar que tal objeto existe, mesmo se estivermos com ele em nossas próprias mãos, pois a nossa existência também é questionada. Infelizmente não tem como sabermos de nada, esta realidade em que acreditamos viver, pode realmente não existir. Mas o importante é a pessoa acreditar e se preocupar com o lugar em que a sua consciência se encontra, porque é o lugar que acreditamos que existimos, e se preocupar com esta "realidade". É meio que perca de tempo pensar nessas infinitas possibilidades, até porque não temos como ter certeza de nada, e criar essa paranóia de que tudo é duvidoso, não faz nada bem. Então vamos viver nossas vidas, e esquecer que eu escrevi este texto e que vocês o leram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...